segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna / Internacia Tago de la Gepatra Lingvo

21 de fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna /Internacia Tago de la Gepatra Lingvo

O tema dessa edição é: As tecnologias de informação e a comunicação para a proteção e a promoção das línguas e da diversidade lingüística.

Em 1999 a ONESCO declarou o dia 21 de fevereiro como o Dia Internacional da Língua Materna para despertar nas pessoas a necessidade de preservar esse riquíssimo patrimônio da humanidade que é a diversidade linguística mundial e, dessa forma,  conservar a pluralidade de línguas e culturas.  Das 7.000 línguas existentes, metade delas está em perigo de extinção (veja o Atlas das línguas em perigo de extinção http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/index.php). Uma língua que morre, acaba também com a cultura daquele povo que falava essa língua. Na ONU e na UNESCO há seis (6) línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, e russo. Prova que não há consenso sobre uma língua nacional dominante para uso internacional. O portal oficial da União Européia tem versões em vinte e três (23) línguas. O que mostra que os países da comunidade zelam pelo direito ao uso de suas línguas em pé igualdade. (http://europa.eu/index_pt.htm). Saiba mais sobre as línguas da comunidade participando do Passatempo linguístico .
Esperanto: a língua que favorece a diversidade linguística mundial – (do Manifesto de Praga) "Diversidade linguística: De modo geral, os governos consideram que a diversidade linguística constitui um obstáculo à comunicação e ao desenvolvimento. Os esperantistas, pelo contrário, crêem que essa diversidade é uma fonte de riqueza constante e inesgotável. Por conseguinte, qualquer língua, tal como qualquer espécie de ser vivo, dado o seu valor intrínseco, deve ser protegida e apoiada. Entendemos que a política de comunicação e desenvolvimento, se não estiver alicerçada no respeito e no apoio a todas as línguas, constitui uma sentença de morte para a maior parte das línguas do planeta. Somos um movimento em prol da diversidade linguística." 
Veja texto completo em: Wikiedia - Manifesto de Praga

Alguns sites de interesse:
http://www.youtube.com/watch?v=DXfxRd71cKU (vídeo sobre as línguas ameaçadas)
http://vimeo.com/10218102 (vídeo: dia mundial da língua materna)
http://penclube.no.sapo.pt/pen_internacional/dudl.htm (Declaração Universal dos Direitos Linguísticos)
http://www.esperanto.web.pt/materna.htm (Declaração da Associação Universal de Esperanto)
---------------------
"Unesko en novembro 1999 deklaris la 21-an de februaro Internacia Tago de la denaska lingvo. La celo de la tago estas konservi la lingvomultecon kaj kulturmultecon. La elekton de la dato motivis eventoj de la 21-a de februaro 1952 en Dako (tiam orienta Pakistano, nun Bangladeŝo), kie la polico mortigis homojn, kiuj manifestaciis por la Movado por bengala lingvo." 
Universala Deklaracio pri la Lingvaj Rajtoj:  http://www.esperantio.net/index.php?id=19

Nenhum comentário:

Subskribu la Peticion!

Vizitu la Blogon: Sciencoj de la Naturo

Vizitu la Blogon: Sciencoj de la Naturo
Blogo pri Biologio, Fiziko, Kemio, k.s.

Antônio José Ramos Alves

Antônio José Ramos Alves
Blogo de mia frato Antônio

Mediti por ŝanĝi

Mediti por ŝanĝi
Blogo de mia nevo Emmanuel

Blogo de mia frato Adelson

Visite o Blog de minha família / Vizitu la blogon de mia familio