quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Muzzy in Gondoland / Mazi en Gondolando

Em 1995, quando participamos (eu e minha esposa) do 80º Congresso Universal de Esperanto em Tanpere, Finlândia (2443 congressistas de + de 60 países. Todos falando a mesma língua), tivemos a oportunidade de assistir ao lançamento do vídeo-curso "Mazi en Gondolando". O Curso original da BBC de Londres, para ensinar Inglês às crianças, através das TV-Cultura, chama-se: "Muzzy in Gondoland" e já foi vertido para outras línguas. Tivemos a oportunidade de assistir na TV em Bydgoszcz, Polônia, quando estávamos no Esperanto-Tur ministrando aulas da língua portuguesa através do Esperanto para alunos do curso de Turismo (algumas frases para uso em viagens), desse famoso centro cultural esperantista. 
A Polônia, berço do Esperanto, em 1995 comprou os direitos de verter o vídeo para o Polonês e também os esperantistas fizeram o mesmo para a língua internacional. 
Nosso samideano Neider Jatobá, então presidente da Associação Alagoana de Esperanto, adquiriu um exemplar do curso que consta de uma caixa com dois vídeos, um livro com as 12 lições e uma fita K7 com as músicas do curso. O material é excelente com uma pronúncia perfeita. Não só as crianças, mas também os adultos adoram esse curso. É a história de uma bondoso monstro (Granda Mazi) que vem do espaço para ajudar a família real do fictício país Gondoland. 
Já podemos baixar todo o curso que consta de 18 vídeos no youtube e também o livro. Segue o link da 1ª parte (1/18 Kurso de Esperanto - Mazi en Gondolando) e do Livro do professor (Esperanto Mazi en Gondolando - Livro do professor). Veja também em Google vídeos: (Mazi en Gondolando Part 1). 
Bonan Lernadon! 
---------------------------
Veja mais sobre Os Congressos Universais de Esperanto: 

Nenhum comentário: