segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia de São Jorge, do Livro e da Rosa / Tago de Sankta Georgo, de la libro kaj de la rozo


Em 1926 a Espanha oficializou o dia 23 de Abril como Dia do Livro, pois é a data da morte de Miguel de Cervantes, imitando a Inglaterra que já celebrava a morte de William Shakespeare (23/04/1616)
A celebração  virou tradição em Barcelona e difundiu-se em toda Catalunha, pois a data  coincide com o dia do Santo Padroeiro (Sant Jordi).
Nesse dia as praças da Catalunha (La Rambla) se enchem de floristas, de livreiros e autores. A tradição consiste nos namorados ofertarem rosas às suas amadas e elas doarem livros. Não só enamorados, mas também os amigos doam rosas às suas amigas e elas, em retribuição, doam um livro. É um dia de muita festa e atividades culturais. 
Durante nossa viagem de ensino do Esperanto (eu e minha esposa) tivemos a oportunidade de participar dessa festa (23/04/1996) em Sant Cugat del Vallès, região de Barcelona. 

A Conferência geral da UNESCO, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor". 

Leia mais em: 
---------------------
En 1926 Hispanio oficialigis la 23-an de aprilo, la Tago de la Libro, ĉar tiu estas la dato de la morto de Miguel de Cervantes, imitante Anglion, kiu jam celebris la morton de William Shakespeare (23-a de aprilo 1616). 
La celebrado disvastiĝis en Barcelono kaj en la tuta Katalunio, ĉar la dato koincidas kun la tago de Sankta Georgo, la Patrono de Katalunio. 
Legu pri la legendo de Sankta Georgo en: 

Nenhum comentário: