sábado, 8 de outubro de 2011

Fazenda-Escola Bona Espero / Bieno-Lernejo Bona Espero


BONA ESPERO - GO
Fundada em 1957 por esperantistas, sob a direção do casal esperantista Úrsulla (Alemã) e Giuseppe Grattapaglia (Italiano), educando crianças carentes em Alto paraíso do Goiás, a Fazenda-Escola Bona Espero é visitada por esperantistas de todo o mundo e é, provavelmente, a única escola onde as crianças  estudam em tempo integral, vivem uma vida ecologicamente correta e aprendem também a língua internacional Esperanto. Veja algumas reportagens, vídeos e a página da fundação Bona Espero, na Alemanha. 
"São 19 horas e a próxima aula é extracurricular. A presença não é obrigatória. No entanto, os cerca de 30 alunos da fazenda-escola Bona Espero, fundada há 50 anos em Alto Paraíso de Goiás, a 270 quilômetros de Brasília, vão à aula de esperanto. Estão entusiasmados. O professor da noite é o polonês Roman Dobrzynski, 68 anos." Leia mais em: Viver em esperanto (Excelente matéria sobre a Fazenda-Escola Bona Espero. 

Veja: http://www.esperanto-goias.org.br/index.php/pt/esperanto/bona-espero
Veja também: http://esperanto.brazilo.org/wp/2011/09/01/fazenda-bona-espero/

http://youtu.be/agdZcmzvSvs (reportagem sobre Bona Espero no youtube). Apenas uma ressalva, o vídeo fez parte de várias reportagens sobre A Chapada dos Veadeiros, onde a Fazenda-Escola Bona Espero está localizada. O repórter foi infeliz em seu comentário dizendo: "...Numa terra onde dizem circular disco voadores, nada mais normal do que encontrar crianças falando Esperanto..." O que ele quis dizer com isso? Ele deveria ter mostrado, que trata-se de crianças normais como as outras, que recebem uma formação básica, estudando Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, enfim todas as disciplinas da Escola básica, e além disso aprendem o Esperanto, língua que facilita o estudo do Português, do Espanhol, do Inglês (línguas oficiais nas escolas brasileiras). 
Saiba mais: 
http://youtu.be/MDxKDHNlSy4 (video kun teksto E-a pri Bona Espero).
http://historio.esperanto.org.br/alto_paraiso_eo
http://www.ipernity.com/doc/32119/6668667 (Bona Espero, Alto Paraíso, GO)
BONA ESPERO SE REFAZ APÓS ACIDENTE ECOLÓGICO 

2 comentários:

Milton Kennedy disse...

Excelente!

=)

Aristophio Andrade Alves Filho disse...

Dankon, Milton!
Bonan Dimanĉon al vi kaj familio!