sábado, 8 de outubro de 2011

Fazenda-Escola Bona Espero / Bieno-Lernejo Bona Espero


BONA ESPERO - GO
Fundada em 1957 por esperantistas, sob a direção do casal esperantista Úrsulla (Alemã) e Giuseppe Grattapaglia (Italiano), educando crianças carentes em Alto paraíso do Goiás, a Fazenda-Escola Bona Espero é visitada por esperantistas de todo o mundo e é, provavelmente, a única escola onde as crianças  estudam em tempo integral, vivem uma vida ecologicamente correta e aprendem também a língua internacional Esperanto. Veja algumas reportagens, vídeos e a página da fundação Bona Espero, na Alemanha. 
"São 19 horas e a próxima aula é extracurricular. A presença não é obrigatória. No entanto, os cerca de 30 alunos da fazenda-escola Bona Espero, fundada há 50 anos em Alto Paraíso de Goiás, a 270 quilômetros de Brasília, vão à aula de esperanto. Estão entusiasmados. O professor da noite é o polonês Roman Dobrzynski, 68 anos." Leia mais em: Viver em esperanto (Excelente matéria sobre a Fazenda-Escola Bona Espero. 

Veja: http://www.esperanto-goias.org.br/index.php/pt/esperanto/bona-espero
Veja também: http://esperanto.brazilo.org/wp/2011/09/01/fazenda-bona-espero/

http://youtu.be/agdZcmzvSvs (reportagem sobre Bona Espero no youtube). Apenas uma ressalva, o vídeo fez parte de várias reportagens sobre A Chapada dos Veadeiros, onde a Fazenda-Escola Bona Espero está localizada. O repórter foi infeliz em seu comentário dizendo: "...Numa terra onde dizem circular disco voadores, nada mais normal do que encontrar crianças falando Esperanto..." O que ele quis dizer com isso? Ele deveria ter mostrado, que trata-se de crianças normais como as outras, que recebem uma formação básica, estudando Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, enfim todas as disciplinas da Escola básica, e além disso aprendem o Esperanto, língua que facilita o estudo do Português, do Espanhol, do Inglês (línguas oficiais nas escolas brasileiras). 
Saiba mais: 
http://youtu.be/MDxKDHNlSy4 (video kun teksto E-a pri Bona Espero).
http://historio.esperanto.org.br/alto_paraiso_eo
http://www.ipernity.com/doc/32119/6668667 (Bona Espero, Alto Paraíso, GO)
BONA ESPERO SE REFAZ APÓS ACIDENTE ECOLÓGICO 

2 comentários:

Milton Kennedy disse...

Excelente!

=)

Aristóphio Alves Filho disse...

Dankon, Milton!
Bonan Dimanĉon al vi kaj familio!

Subskribu la Peticion!

Vizitu la Blogon: Sciencoj de la Naturo

Vizitu la Blogon: Sciencoj de la Naturo
Blogo pri Biologio, Fiziko, Kemio, k.s.

Antônio José Ramos Alves

Antônio José Ramos Alves
Blogo de mia frato Antônio

Mediti por ŝanĝi

Mediti por ŝanĝi
Blogo de mia nevo Emmanuel

Blogo de mia frato Adelson

Visite o Blog de minha família / Vizitu la blogon de mia familio